Defesa Civil do Paraná e CEPED/PR participam de Workshop para Construção do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil 23/10/2023 - 13:42

Em evento realizado no Palácio das Araucárias, na cidade de Curitiba (PR), equipes da Defesa Civil do Paraná e do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED/PR compareceram ao 'Workshop Presencial da Região Sul (PR, SC e RS)' sobre Proteção e Defesa Civil. A ação visou aprimorar as ações da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) na elaboração do Plano Nacional, entre os dias 19 e 20 de outubro.

O encontro na Escola de Gestão do Estado do Paraná, promoveu o diálogo do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) sobre a atuação distribuída em cinco eixos da gestão de riscos e desastres (prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação).

As principais questões abordadas foram a atuação na área de Gestão de Riscos e Desastres naturais na Região Sul do país, foco do encontro, no desenvolvimento de metas e indicadores. Diversas ações interativas visando a elaboração do Plano Nacional foram propostas aos atores estratégicos dos três Estados, entre questionários, enquetes, entrevistas e reuniões.

A ação foi uma oportunidade para projetar o futuro em relação ao importante cenário de riscos e relatar as prioridades estaduais e regionais, tal como metas a serem incluídas no Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A Defesa Civil do Paraná esteve representada pelo Coordenador Executivo da Defesa Civil, Cel. QOBM Adriano de Mello. O CEPED/PR esteve representado pela diretora, Dra. Danyelle Stringari e pelo Major Daniel Lorenzetto.

O evento reuniu representações de diversos segmentos governamentais do SINPDEC, a sociedade civil organizada e entidades privadas, além da comunidade científica.

Os Workshops já foram realizados nos meses de agosto e setembro para diferentes regiões brasileiras, e esta foi a quarta reunião do SINPDEC. A próxima e última reunião irá ocorrer em Brasília (DF) entre os dias 26 e 27 de outubro.